quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Visita ao Pátio do Colégio - O Pátio do Colégio hoje.











Pátio do Colégio é administrado pela Companhia de Jesus. Seu complexo abriga diversas atividades culturais e religiosas. Abriga um museu, a Igreja, uma biblioteca temática e projetos sociais.
Atividades religiosas
Missas: São celebradas missas diárias na Igreja, ao meio dia. Aos domingos, a missa é celebrada às 10:00 horas.
Bênção das Rosas: A Bênção das Rosas é uma solenidade que foi introduzida pelos jesuítas no Brasil na solenidade que criou a Congregação de Nossa Senhora do Rosário na Vila de Piratininga em 1583. As rosas foram trazidas para o Brasil pelo Padre Anchieta 1560 e 1570.
Retiros: A casa promove retiros na linha dos exercícios espirituais inacianos.
Casamentos: A igreja do Pátio do Colégio também realiza celebrações matrimoniais.
Cursos: Cursos de temática religiosa são oferecidos ao público.
Atividades culturais
Concertos: a casa mantém uma programação de concertos com orquestras e corais.
Vem pro Pateo no Domingo: Todo terceiro domingo do mês às 11 horas são oferecidas atividades culturais gratuitas. O público adulto pode apreciar concertos e apresentações de grupos folclóricos, já as crianças participam de uma série de oficinas de arte e história, teatro de fantoche, caça ao tesouro etc.

Museu: O museu possui um acervo de arte sacra e diferentes suportes da memória, como iconografia inédita, textos explicativos, mapas e maquete sobre a história do Pátio do Colégio e a cidade de São Paulo.
Biblioteca Padre Antônio Vieira: A biblioteca é especializada em história do Brasil e da Companhia de Jesus. Possui possui seis mil títulos catalogados e mais sete mil em catalogação.





Observação: Para efeitos turísticos, o Pátio do Colégio é denominado Pateo do Collegio, usando grafia arcaizante.

Visite o Patio do Colégio - Clique no link para maiores informações http://www.pateodocollegio.com.br/newsite/conteudo.asp?i=i1&pag_id=48

Nenhum comentário:

Postar um comentário